Resumo
* Escola de Educação Física e Esporte, Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil.
** College of Health and Social Sciences, San Francisco State University, San Francisco, CA, Estados Unidos.
O artigo teve como objetivo analisar como os Jogos Escolares do Estado de São Paulo-JEESP, na categoria pré-mirim, têm contribuído para fomentar a participação feminina como forma de promoção de motivação intrínseca e ampliação das chances de adesão e aderência das alunas para a prática de atividade física ao longo da vida. Para tanto, realizou-se uma pesquisa com triangulação de métodos, a partir de dados dos quadros estatísticos dos JEESP, num recorte dos últimos cinco anos (2015-2019), com análise de contexto de educação física e qualidade educacional e, o impacto na promoção da motivação intrínseca. Os resultados mostraram: a) uma participação inferior das meninas em relação aos meninos em todas as modalidades nos cinco anos; b) redução gradual da participação feminina ao longo dos anos; c) aumento da participação feminina em modalidades individuais em situações de extrema diminuição do número de participantes totais na categoria; d) aumento da participação feminina ao longo dos anos em modalidades coletivas futsal e handebol. Dessa forma, concluiu-se que: i) o Estado necessita de uma política de promoção de atividade física às alunas da rede pública de forma mais efetiva e a ser promovida em progressão longitudinal para vencer as barreiras enfrentadas; ii) de acordo com os resultados novas investigações precisam ser realizadas para avaliar os motivos para a possível perda de interesse das alunas e/ou de professores(as) de educação física escolar-EFE em participar das competições escolares nas diversas modalidades; iii) os JEESP não têm funcionado como ação de política pública para a promoção de motivação intrínseca das alunas para a prática de atividade física na fase adulta.
PALAVRAS-CHAVE: Atividade física; Mulheres; Competições escolares esportivas; Motivação intrínseca.
Pellentesque habitant morbi tristique senectus et netus et malesuada fames ac turpis egestas. In elementum magna ante. Curabitur vel eros urna. Morbi dignissim lectus molestie diam egestas sollicitudin. Maecenas massa nunc, eleifend vel imperdiet sed, tincidunt id metus. Suspendisse efficitur porta diam, in eleifend libero vestibulum vel. Vestibulum gravida lectus eu felis accumsan, a fermentum est luctus. Nullam ultrices leo porttitor, ultricies sem in, consequat ligula. Maecenas euismod quam eu varius pulvinar. Proin accumsan augue quis diam pretium, ac consequat leo sollicitudin. Ut nec erat ut nibh blandit vehicula ut vitae mauris. Nulla condimentum fringilla magna.
O artigo teve como objetivo analisar como os Jogos Escolares do Estado de São Paulo-JEESP, na categoria pré-mirim, têm contribuído para fomentar a participação feminina como forma de promoção de motivação intrínseca e ampliação das chances de adesão e aderência das alunas para a prática de atividade física ao longo da vida. Para tanto, realizou-se uma pesquisa com triangulação de métodos, a partir de dados dos quadros estatísticos dos JEESP, num recorte dos últimos cinco anos (2015-2019), com análise de contexto de educação física e qualidade educacional e, o impacto na promoção da motivação intrínseca. Os resultados mostraram: a) uma participação inferior das meninas em relação aos meninos em todas as modalidades nos cinco anos; b) redução gradual da participação feminina ao longo dos anos; c) aumento da participação feminina em modalidades individuais em situações de extrema diminuição do número de participantes totais na categoria; d) aumento da participação feminina ao longo dos anos em modalidades coletivas futsal e handebol. Dessa forma, concluiu-se que: i) o Estado necessita de uma política de promoção de atividade física às alunas da rede pública de forma mais efetiva e a ser promovida em progressão longitudinal para vencer as barreiras enfrentadas; ii) de acordo com os resultados novas investigações precisam ser realizadas para avaliar os motivos para a possível perda de interesse das alunas e/ou de professores(as) de educação física escolar-EFE em participar das competições escolares nas diversas modalidades; iii) os JEESP não têm funcionado como ação de política pública para a promoção de motivação intrínseca das alunas para a prática de atividade física na fase adulta.
Leia o artigo – Silveira Guedes Tuibeo 2020